GLO

FAB e PF apreendem mais de 15 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos

Inspeção via raio-x e revista pessoal integram ações das forças de segurança na GLO
Publicada em: 19/02/2024 13:39
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas, no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) apreenderam mais de 15 kg de substâncias ilícitas nos últimos dias no Aeroporto de Guarulhos.

Neste domingo (18), em apoio à Polícia Federal, militares do efetivo feminino da FAB realizaram revista pessoal em uma passageira, constatando que ela transportava ilícitos. Após a perícia, foi confirmada a quantidade de cerca de 748 gramas de cocaína. Na madrugada de sexta-feira (16), mais de 9,7 kg de cocaína foram apreendidos e, na terça-feira (13), cerca de 5 kg da mesma substância foram encontrados durante ação de revista pessoal também em Guarulhos.

Desde o início da Operação Ponte Aérea, 45 pessoas já foram detidas nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. A Operação foi determinada pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, com a finalidade de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas e a outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas.

 

Inspeção via raio-X

Na sexta-feira, após identificados dois suspeitos por agentes da PF no Aeroporto de Guarulhos, militares da FAB foram acionados para apoiar na inspeção via raio-X na sala de despacho de bagagens especiais. Assim, foi constatada a presença de substância análoga à cocaína nas malas de dois passageiros de voo com destino para Lisboa. O material foi levado para perícia na Delegacia da Polícia Federal e os laudos verificaram que o primeiro passageiro carregava 6,973 Kg de cocaína em pó prensada e a segunda passageira carregava 2,780 Kg da substância. Ambos foram presos.

Revista pessoal

Na área de embarque do Aeroporto de Guarulhos, no dia 13/02, militares da FAB e agentes da PF iniciaram uma busca por uma suspeita e, durante a revista pessoal conduzida por militar do efetivo feminino da FAB, foi encontrado material suspeito preso ao corpo da passageira que, ao ser questionada, assumiu estar portando ilícitos.

A suspeita foi conduzida à Delegacia da PF, onde foi constatado que portava 2.272g de massa bruta e 1.986g de massa líquida de cocaína. Após a certificação do fato, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Já a apreensão do último domingo foi realizada após agentes da PF solicitarem apoio das militares da FAB para revista a uma passageira suspeita que embarcaria em um voo para Paris. Entre a quantidade transportada presa ao corpo e cápsulas de cocaína, a mulher transportava cerca de 748 gramas da droga.

Fotos: FAB e PF